Glossite

Autores: Naiane de Melo1, Dra. Gabriela Martins2

1-Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina
2-Médica Gastroenterologista

 

 

O que é?

A língua é um órgão móvel envolvido com a mastigação, paladar (capacidade de reconhecer os sabores), deglutição e limpeza da boca. Diferente da face inferior da língua que é lisa, a sua face superior ou dorsal apresenta uma série de elevações que a deixam rugosa. Estas elevações são chamadas papilas linguais que são estruturas responsáveis pela capacidade de identificar os sabores. A glossite é a inflamação da língua caracterizada pela mudança de sua cor (torna-se vermelha) ou por perda das papilas linguais, deixando-a com aparência lisa. A língua pode parecer inchada e dolorosa.


Como ocorre?

A glossite pode ser causada por uma série de fatores, entre eles:

Infecção - Vários microorganismos podem infectar a boca, porém o mais comum é o fungo Candida albicans causando uma doença chamada Candidose que tem como forma mais comum de se apresentar o chamado “sapinho”.Surgem pequenas placas brancas na língua formadas por tecido morto que quando removidas por raspagem demonstram aparência avermelhada.Outra forma de se apresentar é a Candidose Eritematosa que pode ocorrer após o uso prolongado de antibióticos.

Irritação mecânica ou química - Existem várias substâncias que quando colocadas na boca e mantidas por longo período podem causar irritação: perborato de sódio, peróxido de hidrogênio, gasolina, drogas como clorpromazina, aspirina, etc.

Sensibilização (alergia) - Para pessoas alérgicas o simples contato com a substância já é suficiente para causar inflamação.

Defeitos genéticos - Uma anomalia genética chamada atrofia papilar central resulta em uma zona sem papilas na linha média da língua formando uma área lisa e dura.

Má higiene-Uso de dentaduras em condições precárias, doenças nos dentes.

Doenças sistêmicas - A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum pode causar glossite. A língua fica com aspecto avermelhado por aproximadamente 3 a 8 semanas, depois melhora mesmo sem uso de medicação.

Outras doenças - O líquen plano oral é uma doença inflamatória que pode se apresentar de diversas formas. A forma erosiva mostra-se avermelhada e pode causar dor severa.


O que sentimos?

A glossite pode ser assintomática, ou seja, sem nenhum sintoma, ou sintomática quando os apresenta. O envelhecimento, por exemplo, é capaz de causar encolhimento das papilas, caracterizando a doença. Os sintomas surgem como ligeira sensação de queimação da língua ou gosto desagradável. A língua pode ficar vermelha e lisa (careca).


Diagnóstico

Deve-se pesquisar se o indivíduo tem doenças do sangue através de exames laboratoriais. Às vezes câncer de língua pode causar esses sintomas, por isso o exame deve ser cuidadoso. Deve-se afastar uso de medicações ou qualquer substância irritante e checar uma possível infecção.


Tratamento

O tratamento depende da causa da inflamação. Vitaminas, tranqüilizantes e antidepressivos podem ser usados quando outras abordagens se esgotarem. Sialogogos (medicações que estimulam a produção de saliva), antiinflamatórios ou antibióticos também são proveitosos. Às vezes é necessário raspar a lesão cirurgicamente.

 

Voltar

 


Free Web Hosting