Doença Diverticular

Autores: Adriana Moura Passos1, Dr. Mateus Fiusa2

1 Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina
2 Gastroenterologista e Hepatologista do Hospital São Rafael

 

O que é Doença Diverticular?

Divertículo é um orifício em forma de saco que pode ocorrer na parede intestinal. A Doença Diverticular inclui a Diverticulose, geralmente sem sintomas, e a Diverticulite, doença inflamatória com quadro clínico característico. É um problema comum que afeta igualmente homens e mulheres. Porém, o risco de ter a doença aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos acima de 60 anos. Fatores ambientais e o estilo de vida do paciente, principalmente, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo, podem contribuir para o desenvolvimento da Doença Diverticular.


O que é Sangramento Diverticular?

O sangramento diverticular ocorre quando há ruptura da artéria que nutre a parede intestinal na região do divertículo, com sangramento para a luz do orgão. Esta patologia corresponde a aproximadamente 30% dos sangramentos intestinais baixos.


Como acontece?

A artéria que nutre a região do divertículo fica coberta apenas por uma camada da parede intestinal e assim fica exposta a diversas injurias no lúmen intestinal e sujeita a rupturas e sangramentos.


Quais são os sintomas?

A maioria dos pacientes relata episódios passageiros e repetitivos de sangramento intestinal vermelho-vivo. Geralmente, apesar da eliminação de sangue pelo reto, não há outros sintomas ou sinais clínicos. Dor ou desconforto abdominal não são comuns, pois raramente o sangramento ocorre concomitantemente a um episódio de Diverticulite Aguda. Portanto, o Sangramento Diverticular tem origem em ruptura vascular, sem inflamação.


Como a doença evolui?

Geralmente, o sangramento diverticular é auto-limitado,ou seja, interrompe independentemente de medidas médicas, sem danos maiores. Apenas 5% dos pacientes evoluem com hemorragias maciças e graves conseqüências devido à perda de grande volume de sangue. Estes 5% normalmente são pacientes idosos acima de 60 anos e que possuem doenças prévias debilitantes.


Como o médico diagnostica?

O médico suspeita de sangramento intestinal baixo quando o paciente tem história de episódios de eliminação de sangue vermelho-vivo pelo reto. É possível que o sangramento tenha origem diverticular, neoplásica, vascular ou inflamatória. Por isso, é necessário uma investigação direcionada.

O primeiro exame solicitado quando se pensa em sangramento intestinal baixo é a colonoscopia, pois é possível localizar a região especifica do sangramento, coletar material para biópsia e até intervir com tratamento. Segundo alguns estudos, uma colonoscopia precoce esta associada a menores complicações e menor tempo de internamento no hospital.

Caso o paciente não possa realizar a colonoscopia devido a severidade do sangramento, outros procedimentos diagnósticos podem ser realizados com sucesso, como a angiografia e os exames de imagem com radionucleotideo. Cada um destes possui vantagens e desvantagens. A estratégia medica a ser adotada dependerá de cada caso e de características individuais do paciente.


Como é o Tratamento?

A maioria dos casos de sangramento diverticular interrompe sem medidas médicas. Entretanto, algumas pessoas, devido a gravidade ou a recorrência dos episódios, irão necessitar de tratamentos para interromper o sangramento. Os procedimentos realizados são colonoscopia, angiografia ou cirurgia.

A proporção de pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica varia com o grau da perda sanguínea.

Instabilidade hemodinâmica persistente, apesar de ressuscitação adequada exige intervenção cirúrgica e é necessário em 18 a 25% dos pacientes que requerem transfusão sanguínea.


Como posso me Prevenir?

Dieta rica em frutas e vegetais, excelentes fontes de fibra, previne o desenvolvimento de um novo divertículo, diverticulite ou sangramento diverticular. Além disso, alguns estudos têm sugerido que o tratamento por Colonoscopia pode reduzir o risco de Ressangramento em pacientes com hemorragia Diverticular, comparado a pacientes tratado conservadoramente.

 

Voltar



Free Web Hosting