Diarréia Aguda em Crianças

Autores: Ariovaldo Oliveira Filho1, Dra. Emília Magalhães2

1-Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina
2-Médica Gastro-hepatologista

O que é?

É o aumento do número de evacuações ou a presença de fezes amolecidas ou líquidas, durando no máximo uma semana. Não é uma doença, mas é um sintoma que pode significar uma série de doenças que, em geral, não leva à morte da criança, mas pode levar a desidratação grave se não tratada corretamente. Em recém-nascidos, o número normal de defecações por dia geralmente é de 3 a 10 e crianças maiores defecam duas vezes ao dia, tudo dependendo da alimentação.

É importante lembrar que a presença de muco e/ou sangue nas fezes nunca deve ser considerada normal, merecendo sempre uma atenção médica.


Como acontece?

A causa mais freqüente de diarréia aguda em crianças é uma infecção viral, mas também pode ser causada por infecções por bactérias e parasitas, por uso de medicamentos antibióticos e infecções vindas de outros locais do corpo.


O que se sente?

Infecção Viral - A infecção por vírus é mais vista nos meses do inverno. A criança pode ter as fezes líquidas, vomitar, ter febre maior que 38°C, dores de cabeça, dor de barriga, perda de apetite e dores musculares. A infecção começa cerca de 12 horas a 3 dias depois do contato com o vírus e resolve-se dentro de 3 a 7 dias. Não necessita de tratamento específico, apenas medidas de suporte, como reidratação oral, dieta limitada e repouso.

Infecção Bacteriana – Se parece muito com a viral, mas em geral dura mais tempo, a febre pode passar dos 40°C e se encontra mais facilmente sangue e muco nas fezes. Em geral só precisa de medidas de suporte, mas pode necessitar do uso de antibióticos.

Infecções Parasitárias – Geralmente ocorrem em locais onde parasitoses são muito comuns ou em condições precárias de higiene, nas quais água ou alimentos contaminados são ingeridos pelas crianças. Costumam durar mais de uma semana, não sendo consideradas como diarréia aguda, somente em alguns casos.

Diarréia associada a antibióticos - Uma série de antibióticos pode causar diarréia em crianças. A diarréia é geralmente leve, e normalmente não causa desidratação ou perda de peso. Na maioria dos casos, os antibióticos não devem ser interrompidos (a não ser que haja sangue) e a dieta da criança não precisa ser mudada. A diarréia geralmente se resolve um a dois dias após ser suspenso o uso dos antibióticos.


Como o médico diagnostica?

História da diarréia– É preciso saber sobre como e quando começou a diarréia, se há presença de sangue ou muco, a quantidade e a cor da urina, se a criança tem vomitado, se perdeu peso, se teve dor abdominal, e caso a criança brincou ou teve contato com outras crianças ou adultos com diarréia. É importante saber dos pais se seu filho tem tido uma febre (temperatura superior a 38 º C) ou dor abdominal.

O tipo e a quantidade de ingestão oral recente (leite materno ou fórmula infantil comercial, alimentos, outros líquidos) e mudança de comportamento deve ser notado. Outros pontos importantes a discutir incluem alergias ou intolerâncias alimentares, a recente viagem aos locais com presença marcante de parasitoses intestinais, fonte de água ingerida, a exposição a alimentos potencialmente contaminados, medicações recentes, passadas e atuais condições médicas e cirurgias feitas na criança.

O exame da criança - As crianças que têm uma boca seca ou que tenham uma freqüência cardíaca rápida (que varia, dependendo da idade) são sugestivos de desidratação e talvez seja necessário reposição de fluido via oral ou intravenosa.


Testes - Vários testes estão disponíveis para diagnosticar a causa de diarréia e determinar a gravidade da desidratação, embora, na maioria das crianças, não seja necessário. Podem incluir exames de sangue, urina e/ou amostras de fezes, a depender da análise clínica feita pelo médico.

Exames de fezes geralmente são úteis para crianças que tenham viajado para locais de precárias condições sanitárias ou com presença de parasitoses intestinais, mas também para as crianças com febre prolongada ou com diarréia sanguinolenta. A maioria das crianças com diarréia normalmente não necessitam de raios-x ou outros exames de imagem.


O que fazer em casa?

Recomendações alimentares - As crianças que não estejam desidratadas devem continuar a comer uma dieta regular, e crianças que estão sendo amamentadas devem continuar a fazê-lo, a menos que o médico diga o contrário. Crianças desidratadas necessitam de reidratação (reposição das perdas de fluidos). Depois de reidratadas, muitas crianças terão a possibilidade de retomar uma dieta normal. (Ver "terapia de reidratação oral" abaixo).

Sugestões específicas para as crianças que estão tolerando uma dieta regular incluem o seguinte:

As melhores opções são as soluções para reidratação comercialmente preparado para reidratação oral.


Como acompanhar a desidratação da criança?

Desidratação leve é comum em crianças com diarréia. Sinais e sintomas de desidratação leve incluem um pouco de boca seca, aumento da sede, e diminuição da quantidade de urina (uma ou nenhuma fralda molhada em seis horas, em bebês). No entanto, os pais devem acompanhar a sinais de desidratação moderada a grave. Achados comuns em desidratação moderada ou grave incluem, além da diminuição da urina, a falta de lágrimas quando a criança chora, secura da boca, olhos afundados.


Como fazer a Terapia de Reidratação Oral na criança?

A Terapia de reidratação oral (TRO) é uma alternativa segura, barata e fácil para impedir a desidratação ou suas conseqüências na criança. A solução de reidratação oral (SRO) é uma solução líquida que contém glicose (um açúcar) e eletrólitos (sódio, potássio, cloro) que são perdidos em crianças com vômitos e diarréia. Várias formas de SRO estão disponíveis. Os pais devem verificar com um profissional de saúde para determinar qual solução é preferível. Uma criança que é moderadamente ou severamente desidratados precisa ser avaliada por um profissional de saúde. Os pais podem oferecer SRO, mas as crianças muitas vezes estão muito doentes e exigem avaliação e tratamento.


A TRO não cura a diarréia, mas ajuda a tratar a desidratação que geralmente também ocorre na criança com diarréia aguda. SRO pode ser comprado em farmácias sem receita médica. Gelatina, chá, arroz água, sumo de fruta e outras bebidas alcoólicas não substituem adequadamente a TRO.

Se a criança estiver levemente desidratada, recusando-se a comer uma dieta normal ou, caso apresente vômitos, a SRO pode ser administrada em casa. Um pediatra pode oferecer instruções específicas para reidratação oral para seus pacientes.


Voltar

 


Free Web Hosting