Diarréia Aguda em Adultos

Autores: Maira Sueli Nascimento de Souza1, Dr. 2

1-Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina
2-

 

O que é?

É o aumento do número de evacuações (maior que 3x/dia), volume e conteúdo líquido das fezes em um período que vai até cerca de duas a três semanas. Baixo nível sócio-econômico da população, deficiência nos serviços de saneamento básico, principalmente água tratada e rede de esgotamento sanitário, além de higiene deficiente no trato dos alimentos e desnutrição são fatores que pioram a evolução do quadro.


Patogenia (Como acontece?)

A diarréia ocorre por um aumento da secreção ou redução da absorção intestinal de água e outros elementos. A principal causa de diarréia aguda na população adulta é a etiologia infecciosa. O microrganismo causador (vírus, bactéria, parasita) pode atuar lesionando diretamente a parede intestinal ou alterando seu equilíbrio fisiológico através da produção de uma enterotoxina.


Sinais e sintomas (O que se sente?)


O paciente com diarréia aguda pode apresentar aumento do número de evacuações, fezes volumosas ou bastante aquosas, presença de restos alimentares não digeridos, cólicas abdominais, urgência para evacuar. Pode haver também presença de pus, sangue ou muco nas fezes além de tenesmo que traduz-se pela sensação dolorosa na região anal com desejo contínuo de evacuar.

Evolução

Na maioria dos casos a afecção é auto-limitada. A evolução do quadro na diarréia aguda depende da duração do processo, do microrganismo causador (vírus, bactéria, parasita), estado imunológico do paciente, desnutrição, doenças de base, uso de medicamentos, idade. Se a perda de líquido é significativa, podem aparecer sintomas de desidratação como redução do volume urinário, sede, boca seca, hipotensão e choque.


Diagnóstico (Como seu médico irá diagnosticar?)

A história clínica e o exame físico com ênfase no estado de hidratação do indivíduo são, na maioria das vezes, suficientes para estabelecer o diagnóstico, gravidade e tratamento. Em casos que apresentam febre e prostração, sangue nas fezes, dor abdominal e desidratação importante, é fundamental que seja realizada uma análise laboratorial incluindo hemograma, função renal e eletrólitos para avaliar a perda sanguínea, indícios de infecção, grau de desidratação e gravidade do quadro. Parasitológico de fezes e exame microbiológico direto auxiliam na identificação do agente causador. Outros exames como pesquisa de leucócitos e sangue oculto nas fezes, coprocultura e hemocultura podem ser eventualmente solicitados, porém nada substitui uma entrevista médica detalhada e um exame clínico minucioso.


Tratamento

Quadros com sintomatologia menos exuberante, que não apresentam prostração, sensibilidade abdominal ou sangue nas fezes, podem ser tratadas apenas com hidratação via oral e, eventualmente, antidiarreicos. Casos mais sintomáticos, com desidratação importante, requerem uma assistência mais agressiva, com hidratação venosa, dieta com bastante líquidos, evitar componentes alimentares com propriedade laxante, como aqueles ricos em fibras, gordura, álcool e cafeína. Antidiarreicos não devem ser utilizados por conta própria pois apesar de trazer algum tipo de alívio nos casos de diarréia não-inflamatória, podem agravar o quadro de pacientes que apresentam febre e diarréia com características baixas(disentéricas). Devem ser prescritos apenas pelo profissional médico que está apto a identificar fatores de contra-indicação.

A decisão de utilizar antibióticos deve ser tomada pelo médico em conjunto com o paciente, já que não há evidências na literatura que mostrem alteração no curso da maioria dos casos, além de alterar a flora bacteriana intestinal. Estão indicados nos casos em que há comprometimento do estado geral, febre, e suspeita de Salmonella sp., Shiguella sp., Clostridium, ameba e giárdia como agentes causadores.

O popularmente conhecido Soro Caseiro é feito a partir da mistura de 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal em 1L de água mineral ou fervida.


Prevenção

Medidas de saneamento básico, cuidados de higiene alimentar e pessoal possuem grande impacto na prevenção, morbidade e mortalidade nos casos de diarréia, já que a principal via de infecção é a ingestão de alimentos contaminados.


Voltar


Free Web Hosting