Ultrassonografia de Abdome

Autores: Agnaldo Viana Pereira Neto1, Dr. 2

1 Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina
2 Gastroenterologista

 

O que é?

É um exame para obtenção de imagens de orgãos internos. As imagens do ultra-som são obtidas em tempo real, elas podem mostrar movimentos dos tecidos e órgãos internos. É muito útil para examinar o abdômen, incluindo o fígado e a vesícula biliar, o baço, o pâncreas, os rins, a bexiga e os vasos sanguíneos. A técnica permite realizar o diagnóstico de inúmeras condições e analisar danos causados por diversas doenças. Por exemplo a esteatose hepática (gordura no fígado) e calculos biliares (pedras na vesícula) são doenças facilmente identificáveis por um profissional habilitado.


Como é realizado?

É um exame que exige apenas do paciente, em alguns casos um jejum de 12 ou 6 horas (a depender do pedido do médico, do que se quer visualizar). É indolor, rápido e bastante prático. É utilizado uma máquina que emite ultrassons e um computador. O paciente fica confortavelmente deitado, é colocado um gel sobre seu abdomen e a seguir coloca-se o transdutor sobre a pele. Este transdutor emite sons que são refletidos nas estruturas dentro do abdomen e capturadas pelo próprio transdutor e traduzidas pelo computador. É um princípio físico amplamente utilizado em diversos sistemas como sonares em submarinos e na fauna pelos morcegos. Os dois utilizam ultra-som para “enxergar”.


E após o exame?

Ao término, muitas vezes é solicitado ao paciente que espere por alguns minutos, enquanto o ultrasonografista analisa as imagens e muitas vezes já prepara o laudo médico de imediato. O exame deve ser interpretando por um radiologista, que também é um médico. Este profissional é o responsável pelo laudo final, e também assina o documento. É interessante frisar que o resultado do ultra-som sempre deve ser correlacionado com a clínica do paciente. Isso significa que nem o radiologista, nem o próprio paciente devem tomar condutas a partir daquele resultado. O paciente deve retornar ao médico que solicitou o exame e ele sim, que já conhece a história e outros exames que deve tomar a conduta melhor para o seu paciente.


Existe risco ou algum tipo de paciente que não possa realizar o exame?

Não existem riscos descritos para está técnica nem nenhum tipo de paciente que não possa ser submetido a ele.

 

Voltar

 


Free Web Hosting